couch2

COUCH SURFING na OCUPA MARCONI

couch2Foi inaugurado o quarto de hospede ligado à rede de couchsurfing! venha passar uma semana conosco!

 

O Projecto CouchSurfing (CS) é um serviço de hospitalidade com base na Internet. Em 2012 atingiu a marca de 1 milhão de membros em mais 180 países e territórios. A partir de vários indicadores estima-se que muitos membros usavam o site de uma forma muito ativa, com 47% a oferecerem os seus sofás a viajantes (enquanto outros 23% dizia “talvez” e outros encontravam-se a viajar).[1]

Os membros usam o site, desenhado e criado por Casey Fenton, para coordenar as acomodações. São disponibilizadas numerosas funcionalidades como perfis pessoais ou coletivos detalhados, usa um sistema opcional de verificação de identidade por cartão de crédito, um sistema de certificação pessoal e sistema de referências pessoais para aumentar a segurança e a confiança entre membros. Existem muito mais funcionalidades à disposição dos membros como grupos de discussão, reuniões e encontros, salas de conversa e muito mais.

Em junho de 2006 o projeto enfrentou diversos problemas de ordem informática que resultaram na perda de grande parte da base de dados.[2] Inicialmente pensou-se que o projeto ia ser fechado, no entanto dentro de dias foi confirmado que o projecto seria reconstruido e os membros puderam aceder ao site (embora não a todas as suas funcionalidades). “CouchSurfing 2.0” foi anunciado dia 3 de Julho de 2006, planeando estar operacional dentro de 10 dias. Desde o encerramento até à sua reabertura inúmeros fóruns foram criados para tentar continuar o movimento e o projeto CouchSurfing.[1] A partir de dia 7 de julho www.couchsurfing.com era de novo um site completamente operacional embora perdendo alguns perfis, a maior parte inativos, mensagens em grupos e mensagens pessoais. A maior parte das páginas e funcionalidades mantiveram-se (a maior diferença reside em como as “ligações de amigo” agora são geridas) e o site chama-se agora “2.0” devido a uma mudança filosófica; o slogan agora é “Participate in Creating a Better World, One Couch At A Time”, i.e., “Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez”. Em Agosto foi criado o Wiki do CS onde todos estão convidados a participar e melhorar o CouchSurfing.